Ferramentas de Comunicação da Internet: Google Docs


Tendo sua origem em 2005 nos Estados Unidos, o google docs é um processador de documentos online, oferecido diretamente na web pelo google de forma gratuita apenas fazendo loggin na conta do google, o gmail. É um pacote dividido em três partes: Documentos, planilhas e Apresentações. O primeiro um editor de texto, o segundo com a função de  criar e editar planilhas e o terceiro para criar apresentações de slide. São, por fim, referenciais da Web para Word, Excel e Power Point.

Sua importância na sala de aula, pode ser forjada de maneira positiva. Como o processador, não é um aplicativo e sim apenas oferecido na web, traz a facilidade de não precisar ser instalado no computador e qualquer aparelho com conexão a internet pode ter acesso em qualquer computador do mundo, dispensando qualquer tipo de pacotes de aplicativos para a criação de textos, planilhas e a presentações e usar exclusivamente os recursos do google docs. Com uma conexão confiável, ele oferece recursos como programas comerciais, como criação de documentos contendo tabelas, imagens formulas e etc; 

São enormes a listas de vantagens do Google Docs, mesmo tendo um formato próprio de arquivo, ele aceita a edição de documentos nos formatos dos programas mais populares como o Ms Office e o Adobe Illustration, o que traz para sala de aula a facilidade de compartilhamento para leitura e atividade, arquivos em qualquer formato. Suas interfaces, são muito parecidas com os programas populares como o Ms office, o que não causaria estramentos e não trarias grandes dificuldades, auxiliando o professor, pois não precisaria explicar aos alunos como funciona o processador, subentendendo aqui, que os alunos já teve contato com o programa do Ms Office.

O Google Docs, traz com ele a função de armazenamento na nuvem e compartilhamento, o que favoreceria no compartilhamento de atividades com o professor, por exemplo. 


Segue no link abaixo, a apresentação no Prezzi.

https://prezi.com/view/XxTEQmSboojqALWR7Jnh/





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perigos da Internet: Cyberbullying

O nosso processo de inclusão social